Layout do blog

Criança falar errado...É normal???

Maria Cristina de Aguiar Magalhães

Seu filho fala errado? O que fazer...

Até que idade é normal criança falar errado? 

Creio que a intervenção precoce é a melhor opção.

Muitos pais e familiares acham bonitinho a criança falar errado e por vezes até incentivam esse comportamento rindo ou elogiando a criança, inclusive chamando a criança de bebê mesmo ela já tendo passado dessa fase.

Então, muitos se perguntam até que idade é normal ou aceitável a criança falar “errado”. A fala tem impacto significativo em nossas vidas sendo através da fala que significamos e entendemos o mundo que nos rodeia.

Mesmo sendo normal a criança falar errado até certa idade é importante pais e familiares próximos sempre falarem com a criança da maneira correta, ou seja, evitar termos como “bebê” (quando a criança não é mais bebê), achar bonito ou engraçado falar errado e imitar a fala errada da criança, pois dessa maneira a criança não terá o modelo auditivo correto das palavras que ela ainda não aprendeu a falar, ou seja, mesmo a criança não tendo capacidade neuropsicológica de falar determinada palavra é importante ela ouvir a pronuncia correta das palavras, pois esse será o modelo utilizado assim que tiver condições de fazê-lo.

Há crianças que mesmo sem comprometimentos orgânicos que afetem a produção da fala, tem a fala tão comprometida que somente os pais a entende e isso tem impacto negativo na interação social a ponto de afetar suas emoções  e  comportamento. A criança pode ficar irritada quando não compreendida preferindo o isolamento por não ser compreendida ou a agressividade por se sentir intimidada e indefesa. Em ambos os casos a criança sofre.

Falar errado pode ter impacto negativo na vida da criança, sendo importante a estimulação precoce através de brincadeiras que permitam o contato com a realidade como brincar de bola, bonecos, pipa, amarelinha, jogos de tabuleiro, atividades que tenham movimentação corporal, leitura de livros, conversas entre outras.

Tais atividades enriquecem a vida da criança, pois é através da brincadeira e interação com outras pessoas que a criança aumentará seu vocabulário passando a falar com frases simples e elaboradas, aprenderá conceitos, valores morais, religiosos e lidar com suas emoções frente às frustrações.
 
Portanto, se você está em duvida se a fala do seu filho está dentro do normal esperado para a idade ou se há atraso o ideal é uma avaliação fonoaudiológica que poderá ser realizada no SUS (posto de saúde), consultório particular ou clínica escola de faculdades que ministram o curso de fonoaudiologia.

Meu nome é Cristina de Aguiar Magalhães e trabalho como fonoaudióloga e psicopedagoga clínica e minha missão é trazer informações relevantes a você. Se gostou desse texto compartilhe com seus amigos e siga-me no instagran Cristina de Aguiar Magalhães.


Contate-nos

Cristina Fonoaudiologia e Psicopedagogia

Por Maria Cristina de Aguiar Magalhães 16 jan., 2020
SAÚDE E LONGEVIDADE VOCAL....CUIDE-SE!!!
IMPORTANCIA DA FALA NA INFÂNCIA
Por Maria Cristina de Aguiar Magalhães 15 jan., 2020
Muitas pessoas me perguntam qual o momento ideal para começar a fonoterapia, se podem deixar a criança melhorar espontaneamente. Respondo que o quanto antes iniciarem a fonoterapia melhor será para a qualidade de vida do seu filho, pois quando a criança fala errado afeta o seu cotidiano, pois a fala permeia todas as interações sociais e quando a criança tem a compreensão preservada, ela percebe que a outra pessoa não entendeu o que ela tentou dizer e fica triste, frustrada e muitas vezes desiste de falar, esse comportamento repetidas vezes pode ter impacto na auto estima da criança gerando sofrimento com tendência ao isolamento social. Sugiro que tanto no caso de crianças que estão atrasadas no desenvolvimento da fala, como para as crianças que conversam satisfatoriamente mas com erros em alguns sons das palavras procurem o quanto antes uma fonoaudióloga para definirem a melhor conduta . Lembrando que vínculos sociais, valores eternos e todo tipo de conhecimento são adquiridos através da interação e troc
Por Maria Cristina de Aguiar Magalhães 16 nov., 2019
Criança falar errado é normal? só devo procurar avaliação quando o pediatra mandar? Muitas pessoas me perguntam qual o momento ideal para começar a fonoterapia, se podem deixar a criança melhorar espontaneamente afinal crianças falam errado não é? Respondo que a criança com mais de 3 anos que tem prejuízo social por não ser entendida por outras crianças e até adultos, o quanto antes iniciarem a fonoterapia melhor será para a sua qualidade de vida, pois quando a criança fala errado afeta o seu cotidiano, pois a fala permeia todas as interações sociais e quando a criança tem a compreensão preservada, ela percebe que a outra pessoa não entendeu o que ela tentou dizer e fica triste, frustrada e muitas vezes desiste de falar, esse comportamento repetidas vezes pode ter impacto na auto estima da criança gerando sofrimento com tendência ao isolamento social. Sugiro que tanto no caso de crianças que estão atrasadas no desenvolvimento da fala, como para as crianças que conversam satisfatoriamente mas com erros em alguns sons das palavras procurem o quanto antes uma fonoaudióloga para definirem a melhor conduta . Lembrando que vínculos sociais, valores eternos e todo tipo de conhecimento são adquiridos através da interação e trocas sociais, portanto, é fundamental que a criança consiga se expressar com clareza e eficiência através da fala .
Share by: